quarta-feira, 16 de março de 2011

Radiação na usina é ameaça letal a socorristas no Japão, dizem EUA

Níveis elevados impedem que eles cheguem perto dos reatores.
Operadora de Fukushima Daiichi tenta evitar acidente de maior proporção.

Da Reuters

A principal agência reguladora nuclear dos Estados Unidos informou ao Congresso nesta quarta-feira (16) que os níveis de radiação ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, podem ameaçar de forma letal os agentes de emergência que tentam evitar um acidente nuclear de grandes proporções no local.

"Acreditamos que nos arredores do reator há altos níveis de radiação, afirmou o diretor da Comissão Reguladora Nuclear, Gregory Jaczko, durante audiência do Subcomitê de Comércio e Energia da Câmara dos Deputados.

"Seria muito difícil para os agentes de emergência chegar perto dos reatores. As doses a que eles poderiam ser submetidos seriam potencialmente letais num curto período de tempo", disse.

Foto de satélite feita nesta quarta-feira (16) pela DigitalGlobe mostra a usina de Fukushima Daiichi. Vapor pode ser visto saíndo dos reatores 2 e 3. Também podem ser vistos danos nos reatores 1 e 4 e em outros prédios. (Foto: AP)Jaczko disse que a agência reguladora tinha informações muito limitadas sobre o que estava acontecendo na usina de Fukushima, no Japão, e que não queria especular muito sobre o assunto.
Ele afirmou ainda que os Estados Unidos não serão afetados pela radiação nociva da usina japonesa e que a área de isolamento ao redor da instalação nuclear era menor do que a sugerida pela agência.
"Além dos três reatores que estavam funcionando no momento do incidente, um quarto reator representa também agora um motivo de preocupação. Esse reator não estava funcionando no momento do terremoto", declarou o presidente da NRC, Gregory Jaczko, durante uma audiência no Congresso.

"Achamos que houve uma explosão de hidrogênio no nível desse reator", explicou.

"Acreditamos que o cilindro de confinamento secundário foi destruído, que não há mais água na piscina onde ficam as varetas de combustível reciclado e que os níveis de radiação estão extremamente elevados, o que poderá comprometer as operações de segurança" realizadas no local para evitar uma catástrofe, acrescentou.
Gregory Jaczko relatou aos parlamentares americanos os últimos acontecimentos da crise japonesa depois de ter se reunido mais cedo com o presidente Barack Obama.
Ele disse que, ante uma situação semelhante, os Estados Unidos teriam estabelecido uma zona de evacuação maior do que as autoridades japonesas, que conduziram uma evacuação em um raio de 20 km, depois ampliado para 30 km.
Essa é a razão pela qual os Estados Unidos pediram a saída dos americanos que vivem a menos de 80 km da central nuclear de Fukushima.
De acordo com vários especialistas, o esvaziamento da piscina de combustível reciclado do reator 4 na central de Fukushima, já quase vazia, é um cenário catastrófico porque poderá expelir com a evaporação uma quantidade de dejeto radioativo similar à da catástrofe de Chernobyl.
Na França, o Instituto de Radioproteção e de Segurança Nuclear (IRSN), estimou que as próximas 48 horas serão cruciais para o restabelecimento do nível de água na piscina de armazenamento de combustível reciclado do reator 4 de Fukushima, com o perigo de um vazamento "muito grande" de dejetos radioativos.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

VAMOS PROTEGER NOSSO PLANETA

Tudo Passará

Chico Xavier - Tudo Passará From: rczago, 4 months ago
Chico Xavier - Tudo Passará
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: chico xavier)
SlideShare Link